30 Livros Incríveis Resumidos em 3 Frases ou Menos – Parte #1

“Uma pessoa que não lê não tem vantagem nenhuma sobre alguém que não sabe ler.” – Mark Twain

Quando alguém me pergunta qual a melhor recomendação para aprender qualquer coisa, usar o tempo de forma útil ou se auto desenvolver, sempre recomendo como primeira opção: escolha um assunto relevante e leia um livro.

Os livros são instrumentos fantásticos. São experiências acumuladas de milhões de anos das maiores e mais incríveis mentes que já habitaram nosso planeta. Sem eles, provavelmente nada do que conhecemos de avançado hoje existiria.

Ler é uma das coisas mais úteis e poderosas que alguém pode fazer para destacar-se e desenvolver-se em qualquer área da vida. Por isso que quando comecei a pegar gosto pela leitura não consegui mais parar e sempre aumentei minhas metas e quantidades de livros a serem lidos. Nesse ano, li em torno de 45 livros e minha meta é de 52 até o final de 2016.

Sempre pesquiso e me atualizo sobre formas de absorver melhor a leitura e sobre pessoas que leem muito mais que eu e podem me ensinar algo novo.

Com treino e o hábito de leitura cada vez mais consolidado, percebi que não adianta apenas ler um livro e depois colocá-lo na estante e nunca mais abrir para extrair o máximo possível do seu conteúdo. O que mais funciona para mim – e para a grande maioria das pessoas – é realmente rabiscar o livro, escrever ideias, marcar pontos importantes para ter fácil acesso depois e fazer pequenos resumos sobre ‘a parte de ouro’ da obra.

Também o hábito da leitura pode ser treinado e aprendido, podendo aumentar a velocidade em 3x em pouco tempo.

Em uma das minhas pesquisas pela internet me deparei com um apaixonado por livros, como eu, chamado James Clear. Ele produz um conteúdo interessantíssimo em seu Blog, sobre o comportamento humano, hábitos, livros e aumento de performance de vida em geral. Quem entende um pouco de inglês certamente vale a pena acompanhar seu trabalho. É um dos mentores que sigo e acompanho na internet que compartilham de forma generosa todo seu conhecimento.

Em um dos seus artigos, James Clear compartilhou vários livros que leu resumidos em 3 frases ou menos. O que me chamou a atenção foi que vários deles eu já havia lido, e muitos outros são tão incríveis quanto os primeiros e foram direto para a minha lista de leitura.

Então, como a forma mais eficiente de absorver o conhecimento das leituras que fazemos é com anotações e resumos, resolvi traduzir 30 desses livros para quem não conhece ou tem interesse em aprender com eles.

Aqui estão eles:

P.S: Alguns livros ainda não foram traduzidos para o português, então traduzi o título da forma que mais faz sentido.

P.S. 2: Dividi o post em 2 para não ficar muito extenso.

10% Mais Feliz

de Dan Harris

Praticar meditação e auto consciência fará você no mínimo 10% mais feliz.

Ser consciente não muda os problemas em sua vida, mas a atenção plena ajuda você a responder aos seus problemas em vez de reagir a eles.

A consciência te ajuda a entender que lutar pelo sucesso é o correto desde que você entenda que o resultado não está sob seu controle.

10x – A Regra Que Faz a Diferença Entre o Sucesso x Fracasso

de Grant Cardone

A regra 10x diz que 1) você deve definir metas para si mesmo que são 10x maior do que você acredita que pode alcançar e 2) você deve tomar ações que são 10x maior do que o que você acha que são necessárias para atingir seus objetivos.

O maior erro que a maioria das pessoas faz na vida é não estabelecer metas altas o suficiente.

Agir de forma massiva é a única forme de atingir seu verdadeiro potencial.

Pequeno Grande Guia Para uma Vida Feliz

de Anna Quindlen

A única coisa que ninguém mais tem além de você é o controle sobre sua vida.

A coisa mais difícil para todos nós é aprender a amar a jornada, não o destino final.

Arranje uma vida de verdade ao invés de buscar freneticamente o próximo nível do sucesso.

Técnica Para Produção de Ideias

de James Webb Young

Uma ideia ocorre quando você desenvolve uma nova combinação de elementos antigos.

A capacidade de trazer elementos antigos para novas combinações depende em grande parte da sua capacidade de entender relacionamentos.

Todas as ideias seguem um processo de cinco etapas: 1) coletar material, 2) trabalhar intensamente sobre o material em sua mente, 3) afastar-se do problema, 4) permitir que a ideia volte a você naturalmente, e 5) testar a ideia no mundo real e ajustá-la baseando-se no feedback.

Adapte-se

de Tim Harford

Busque novas ideias e experimente coisas novas.

Quando tentar algo novo, faça de uma forma que o fracasso seja algo que se possa sobreviver.

Busque por feedback e aprenda com seus erros no caminho.

Tudo O Que Você Quiser

de Derek Sivers

Muita gente passa a vida toda perseguindo coisas que não as fazem feliz.

Quando você monta um negócio, você deve criar um pequeno universo onde você cria todas as regras.

Nuncas esqueça que absolutamente tudo deve girar em torno do seu cliente.

Você Está Com Toda Energia Possível?

de Tom Rath

Há três segredos para ser totalmente energizado a cada dia: fazer um trabalho que forneça significado para a sua vida, ter interações sociais positivas com os outros e cuidar de si mesmo para que você tenha a energia que você precisa para fazer as duas primeiras coisas.

Tentar maximizar sua própria felicidade pode realmente fazer você se sentir auto-absorvido e solitário, mas doar-se mais pode direcionar o significado e felicidade em sua vida.

As pessoas que gastam dinheiro em experiências são mais felizes do que aqueles que gastam em coisas materiais.

A Arte da Possibilidade

de Benjamin Zander

Tudo na vida é uma invenção.

Se você escolher olhar para a sua vida de uma nova maneira, então, de repente, seus problemas desaparecem.

Uma das melhores maneiras de fazer isso é concentra-se nas oportunidades que existem em torno de você em qualquer situação ao invés de cair no modo padrão de medir e comparar a sua vida com a dos outros.

A Arte do Lucro

de Adrian Slywotzky

Há muitas maneiras de obter lucro e é improvável que seu negócio faça todos eles.

As pessoas vão pagar preços diferentes pela mesma coisa em situações diferentes (pense: Coca-cola na mercearia vs. Coca-Cola em um restaurante luxuoso).

Estratégias para se obter grandes lucros são fáceis de pensar mas difíceis de serem executadas.

A Arte da Guerra

de Sun Tzu

Saiba quando lutar e quando não lutar: evite o que é forte e ataque o que é fraco.

Saiba enganar o inimigo: pareça fraco quando for forte e forte quando estiver fraco.

Conheça seus pontos fortes e fracos: se você conhece o inimigo e se conhece, não precisa temer o resultado de cem batalhas.

O Efeito Composto

de Darren Hardy

O efeito composto é a estratégia de colher recompensas enormes de ações pequenas, aparentemente insignificantes.

Você não pode melhorar algo até que você possa medi-lo.

Sempre assuma 100% de responsabilidade por tudo o que acontece com você.

Confissões de um Assassino Econômico

de John Perkins

Os Estados Unidos estão se engajando em uma forma moderna de escravidão usando o Banco Mundial e outras organizações internacionais para oferecer enormes empréstimos a países em desenvolvimento para projetos de construção e produção de petróleo.

Na teoria isso parece ser generoso, mas o dinheiro só é concedido a um país se ele concorda em contratar empresas de construção dos EUA, o que garante que um seleto grupo de pessoas enriqueçam.

Além disso, os empréstimos são intencionalmente e demasiadamente grandes para qualquer nação em desenvolvimento para conseguir reembolsar e a dívida praticamente garante que a nação em desenvolvimento vá a partir daí apoiar os interesses políticos dos Estados Unidos.

Enganado Pelo Acaso 

de Nassim Nicholas Taleb

O acaso, as chances e a sorte influenciam nossas vidas e nosso trabalho mais do que nós podemos perceber.

Por causa do viés de retrospectiva e viés de sobrevivência, em particular, tendemos a esquecer as muitas pessoas que fracassam, lembramos dos poucos que são bem sucedidos e, em seguida, criamos razões e padrões para o sucesso alheio, embora os motivos sejam diferentes em sua grande maioria.

Sucesso moderado pode ser explicado por habilidades e trabalho duro, mas o sucesso extraordinário é geralmente atribuído à sorte.

O Mito do Libre Arbítrio

de Sam Harris

Nós não temos a liberdade e o livre arbítrio que pensamos ter.

Sim, você pode fazer escolhas conscientes, mas tudo que compõe essas escolhas conscientes (seus pensamentos, suas vontades, seus desejos) é determinado por causas anteriores fora do seu controle.

Só porque você pode fazer o que quiser não significa que você tem livre arbítrio, porque você não está escolhendo o que você quer, em primeiro lugar.

A Meta – Um Processo de Melhoria Contínua

de Eliyahu Goldratt

Fazer trabalho e ganhar dinheiro não são a mesma coisa.

Simplifique seu problema até o ponto em que você entenda o verdadeiro objetivo de sua empresa.

Com seu objetivo em mente, identifique as restrições dentro dos processos de sua empresa (ou seja, os gargalos) e concentre-se em melhorar a saída dessa restrição sem se preocupar com a produtividade de todos os processos relacionados.

 

Aqui estão os primeiros 15 livros da parte #1. Na próxima parte estão os restantes.

Não deixe de conferir também Os 6 Livros Que Treinarão Seu Cérebro Para o Sucesso em Qualquer Área.

.

Inspirando Sucesso no INSTAGRAM e no FACEBOOK, por Felipe Mandelli.

.
Receba nossos e-mails e nunca pare de evoluir.









1118

5 comentários


  1. Ótimos livros, vários que não conheço e com certeza vou procurar para ler. Parabéns pelo trabalho, precisamos de mais gente igual vc para ajudar as pessoas a ser pessoas melhores todos os dias!!!

    Responder

  2. Não encontrei a parte 2.
    Não foi publicada?
    “P.S. 2: Dividi o post em 2 para não ficar muito extenso.”

    Responder


  3. Parabéns pela tradução do conteúdo, realmente muito bom. Parabéns também pelo trabalho, sucesso!

    (ps: aguardando a parte 2)

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *