Coaching: O Guia Definitivo Para Realizar Qualquer Meta

Se você quer realmente mudar alguma área da vida, não deve buscar somente a mudança. Deve buscar o progresso. Sair do ponto A para o ponto B de forma estratégica e inteligente. É disso que o coaching trata. 

Há um tempo estava buscando estudar sobre coaching e me deparei com um brasileiro que mora hoje nos EUA e pratica o estilo de coaching americano. Omair Cordeiro saiu do Brasil para tentar a vida lá fora, e hoje é um grande nome no setor com grandes resultados.

O coaching americano tem um estilo diferente do brasileiro. Eles são muito mais diretos. Chamam a pessoa de estúpida como algo normal, pois para eles não é pejorativo, e significa dizer que você está fazendo algo errado. Isso no Brasil pode parecer um pouco ofensivo, mas lá é comum.

A base para gerar qualquer resultado em uma área da vida segundo o coach Omair possui 3 pilares.

Pois 1 pilar pode cair, 2 pode balançar. 3 pilares mantém a base firme e a mudança duradoura. 

Como alcançar metas com o Coaching

Vamos conhecer agora o guia que considero definitivo para alcançar qualquer resultado na vida, com esses 3 pilares que se completam e se aplicados corretamente podem trazer resultados incríveis que hoje talvez você não consiga visualizar.

Pilar #1 – Tenha um Foco Claro e Objetivo

O foco é muito discutido atualmente, até de forma excessiva, mas muitas vezes as pessoas não entendem realmente o que significa.

Quando uma pessoa diz que quer emagrecer e toda vez que se olha no espelho diz a si mesma que está gorda e precisa perder peso, está focando na coisa errada.

Quem começa a dirigir e só consegue pensar no poste que não pode bater, novamente está focando errado.

No que você focar é exatamente para onde você vai.

Então se você focar no que você NÃO quer, adivinha o que vai conseguir?

Foco errado = Caminho errado.

Foco certo = Caminho certo.

Não adianta você gastar energia naquilo que você não quer! O foco não pode estar na direção errada. Tem que ser inspirador, tem que te mover adiante e não te retrair.

Foco errado também é foco e seu cérebro não sabe distinguir o que é o certo, mas ele vai te levar para onde você focar. Nós temos a tendência de focar no que não queremos. Não queremos ser doentes, gerar dívidas, sermos gordos. Isso é comum, mas você deve trabalhar nisso e focar na SOLUÇÃO, não no problema.

O problema já está criado, não deve-se focar nele. Você tem que focar na solução dele. Não gastar energia com o que já existe.

Quando você estabelece um foco na solução, que seja claro, definido e inspirador, a resolução começa a surgir dentro de você e aparece a alterativa. Todas as respostas nós já temos, só as vezes não sabemos como encontrá-las. É somente a mudança de pensar que resolve qualquer situação de nossa vida.

Você não consegue dispensar atenção do seu cérebro para duas coisas ao mesmo tempo. Então se você estiver com a atenção em algo negativo, seu cérebro não vai conseguir encontrar uma alternativa positiva para isso.

Até que ponto você tem foco no seu negócio para fazer algo louco por ele?

Tem uma história que já ouvi algumas vezes que reflete exatamente a diferença entre do foco negativo e positivo.

Dois vendedores que trabalhavam em uma empresa de sapatos no Brasil foram mandados para a África para expandir os negócios para aquele país.

Chegando lá, o primeiro vendedor ligou para a empresa dizendo:

“Tenho uma péssima notícia. Não tem como vendermos sapatos aqui na África, todo mundo só usa chinelos! Vou voltar pois isso não vai dar resultado nunca!”

O segundo vendedor, chegando lá, liga para a empresa no Brasil e diz o seguinte:

“Tenho uma ótima notícia! Vamos vender sapatos até não darmos conta aqui na África, pois todo mundo só usa chinelos! Ninguém conhece sapato e posso vender para qualquer pessoa!”

É um exemplo da exata mesma situação, mas como focos totalmente diferentes!

Pilar #2 – Tenha as Melhores Ferramentas

ferramentas-objetivos

Uma coisa que normalmente as pessoas erram é na escolha das ferramentas que vão precisar utilizar para alcançar o que o foco claro e objetivo definiu.

Quando vão abrir um negócio e precisam de um equipamento, pensam em pegar um usado, mais barato e não tão eficiente, que vai dar problema lá na frete. Por quê? Só pensam a curto prazo, deixando o problema do longo prazo acontecer.

Seja lá qual for a área da sua vida, sempre exija e sempre queira o melhor. 

Elimine a mentalidade miserável da sua cabeça!

O que você tem de buscar de melhor?

As melhores ferramentas – seja o melhor funcionário. Tenha o melhor sistema, as melhores ferramentas para usar no negócio que está atuando.

Quais são as ferramentas hoje disponíveis no mercado para desenvolver o seu trabalho? Você sabe?

O melhor mapa – não adianta você ter um foco brilhante, as melhores ferramentas para desenvolver o trabalho se você for para o leste buscando o pôr do sol.

Se você não tiver um mapa mental na sua mente sobre onde você quer ir, você não sabe onde quer chegar!

O mapa precisa existir no papel ou na sua mente. É uma imagem clara e definida sobre onde você quer ir. Se você não sabe qual caminho seguir, qualquer caminho serve.

O melhor mentor – encontre alguém que já tenha passado pelo que você está passando e teve sucesso. O mentor te dá o atalho para chegar onde você quer. O mentor não precisa ser físico. Existem livros de todas as áreas que pode te ensinar qualquer coisa que precise.

Veja os 6 livros que podem treinar seu cérebro para o sucesso em qualquer área.

O seu mentor vai te ensinar a ler o mapa. E utilizando as ferramentas certas, o caminho fica muito mais fácil.

E agora, você já tem o foco certo de onde quer chegar. Tem as melhores ferramentas, o melhor mapa e o melhor mentor e mesmo assim não consegue atingir os seus objetivos. Você está com conflito interno. É disso que o próximo pilar vai tratar.

Pilar #3 – Resolva Seus Conflitos Internos

conflito-interno

Esse pilar é essencial. É a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Considero os 3 pilares muito importantes, mas acho esse o mais crítico e o mais difícil de perceber quando não estamos conscientes.

Conflito interno é quando você dá 2 passos para frente e 1 para trás. É quando você quer construir algo grandioso de negócio e quer ter tempo, viajar o mundo.

Ele causa a paralisação, você pára de crescer. Quais conflitos tem bloqueado sua vida?

A pior coisa que um conflito interno cria em você chama-se: MEDO.

80% dos resultados positivos que conseguimos na vida são psicológicos. Somente por causa de nossa mentalidade. Apenas 20% do nosso sucesso deve-se ao nosso trabalho mecânico, braçal que despende de sua energia, segundo a faculdade de Harvard. Quando você vence seus conflitos internos a vida decola.

Todos nós temos um inimigo muito grande dentro da gente. O coaching chama de Self 1 e Self 2. É um estudo que nasceu em 1974 com Timothy Gallwey, um dos pais do assunto. Recomendo muito que você estude o trabalho dele.

Self 1 vs. Self 2

Quem é o Self 1? Desde que você nasceu ele vai anotando seus fracassos, suas derrotas. O Self 1 te detona. Ele guarda tudo que você não teve sucesso e relembra a cada situação que você precisa realizar algo que você não consegue. Ele te julga, condena e executa, sem nenhuma dó. Ele grava tudo aquilo que você ouviu de negativo durante toda sua vida.

Essa voz pode levar até as pessoas ao suicídio.

Mas nós também temos o Self 2. É o que realiza, o que tem vontade. Que diz que você vai conseguir. Aí começa a batalha entre os dois, o conflito interno.

Eu vou conseguir vs. Eu não vou conseguir

Eu vou fazer vs. Eu não vou fazer

Você fica no meio dessa batalha. Aí o conflito te paralisa. Passa um dia inteiro e você não faz nada! Você só fica pensando em um problema e não sai do chão.

O Self 1 é o pai do procrastinador! É o motivo de você deixar tudo para depois. E o Self 1 tem uma força muito grande sobre o Self 2, principalmente se você não toma conhecimento disso e não controla.

Agora que você conhece os 2, o que tem que fazer para resolver seus problemas internos?

Você tem que trancar o fluxo de influência do Self 1 na sua mente, na sua vida!

Não pode deixar o Self 1 te enganar, você tem que contestá-lo. Todos nós já tivemos sucesso na vida e o Self 1 tenta abafar isso, só focando nos fracassos.

É muito mais fácil ficar na nossa zona de conforto e não arriscar fazer algo diferente. É isso que ele faz conosco. E não é por um mal motivo, é apenas para “economizar” nossa energia no cérebro.

Não dê ouvidos a sua mente quando ela fizer isso e rememore vitórias passadas. É um exercício, quanto mais praticar mais automático fica.

Você pode pesquisar a vida de qualquer pessoa bem sucedida no mundo. Ele teve muito mais derrotas do que sucesso em todo seu caminho. A diferença é que ele focou nas vitórias, ao invés de se deixar paralisar pelos fracassos. 

Esses são os 3 pilares que vão mover a sua vida na direção certa.

#1 Tenha o Foco Certo

#2 Tenha as Melhores Ferramentas

#3 Resolva os Conflitos Internos

Comece aplicando isso hoje em sua vida e veja a incrível mudança que vai causar em você e em todos que estão a sua volta!

.

Inspirando Sucesso no INSTAGRAM e no FACEBOOK, por Felipe Mandelli.

.
Receba nossos e-mails e nunca pare de evoluir.









1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *