Empreendedorismo: investir em imóveis vale a pena para quem não conhece tão bem o setor?

Reading time: 6 minutes

Há alguns anos atrás, nenhum brasileiro ou brasileira seria capaz de dizer “não invista em imóveis”. Comprar pontos comerciais, casas e terrenos eram formas muito boas e seguras de se aplicar um capital.

Esse cenário associava-se ao pródigo desenvolvimento econômico do Brasil. Até o começo do Plano Real, era muito comum ver índices inflacionários descontrolados que tiravam o poder de compra da população e a Bolsa de Valores com as atividades em ritmos intensos.

Nessa época, com a variedade de opções de investimento não sendo tão ampla como hoje, a iniciativa de criar um patrimônio em cima de imóveis acabava dando uma boa garantia de que os bens próprios não seriam confiscados ou desvalorizados por ações do governo.

Mas… será que, hoje, ainda é uma boa alternativa investir em imóveis? Se você não conhece tão bem o setor e busca uma resposta para essa e outras perguntas, continue lendo esse post para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e decidir se essa é realmente uma boa opção para você.

Principais vantagens de se investir em imóveis

Se você souber a forma certa de investir em imóveis, ainda hoje é, sim, possível aumentar consideravelmente o seu patrimônio.

Uma das principais vantagens desse investimento é que o seu imóvel, uma vez estando registrado em cartório, dificilmente será perdido. Ações judiciais e definições legislativas também dificilmente poderão tirar o bem de você.

Outra vantagem é a opção de imóveis disponíveis. Muita gente só pensa em investir em imóveis residenciais. Contudo, é possível adquirir também terrenos, galpões e salas comerciais.

Em outras palavras, você pode diversificar os tipos de imóveis em sua carteira de investimentos para diluir os riscos de perda do capital, ainda que decida alocar 100% de seu dinheiro só em prédios.

E se há várias opções de imóveis, também há muitas oportunidades de lucro nesse setor.

Para quem pensa em comprar imóveis para alugar depois, essa também é uma ótima escolha, já que os contratos de locação preveem multas para o caso do inquilino solicitar o distrato antes dos primeiros trinta meses (o que representa uma garantia para o locatário).

Além de poder aumentar o seu capital com a locação de imóveis, também é possível vendê-los após a valorização dos mesmos.

Mais uma vantagem para colocar na nossa lista é a atual popularização dos anúncios de imóveis na internet.

Se, antes, você se via obrigado a contratar os serviços de uma imobiliária para que a venda ou locação pudesse ser realizada mais rapidamente e, por causa disso, era necessário abrir mão do valor do primeiro mês de aluguel e de pelo menos 10% das demais mensalidades para a comissão da imobiliária, hoje não precisa ser mais assim.

Há diversos sites de anúncios de imóveis na web que oferecem planos bem em conta para que proprietários possam divulgar casas, apartamentos e outros tipos de imóveis para venda ou locação.

Principais desvantagens de se investir em imóveis

O custo para se adquirir prédios ou terrenos é a primeira desvantagem que temos a destacar. Se comparado a outros tipos de investimento, esse custo acaba sendo bem alto (como os fundos imobiliários).

Por causa disso, na maioria das vezes as pessoas se veem obrigadas a financiar uma parte do valor para adquiri-lo, o que significa abrir mão de uma parte dos lucros para pagar os custos do financiamento.

Se você não possui um grande capital, os riscos para o seu patrimônio também poderão ficar maiores, pois o mesmo estará mais concentrado e, consequentemente, mais exposto em uma menor quantidade de ativos.

Além disso, há outros dois custos que devem ser contabilizados. O primeiro está relacionado ao pagamento do ITBI, que pode chegar a 6% do valor do imóvel, e aos gastos com corretagem, que geralmente ficam entre 2 e 5% do valor do bem.

O segundo custo tem a ver com o preparo do local para a venda ou locação. Caso você queira potencializar os seus ganhos, quase sempre é necessário investir em adequações ou reformas que valorizem o imóvel.

No entanto, é preciso tomar cuidado, pois essa ação causa uma elevação dos custos e, caso não seja bem planejada, pode comprometer parte do seu lucro se a esperada valorização não for obtida.

Curitiba: boa opção para iniciar um investimento em imóveis

Se, após saber das vantagens e desvantagens de se investir em imóveis, você ainda estiver pensando nesse tipo de investimento, nós temos uma dica de onde você pode começar.

Construtoras e investidores são unânimes ao procurar casas para comprar . A capital do Paraná é reconhecida internacionalmente pelos planos urbanísticos que trouxeram inovações por toda a cidade, principalmente no transporte público.

Hoje, Curitiba também é referência em desenvolvimento urbano e dinamismo econômico ecologicamente sustentável, além de ocupar a 49ª posição no ranking das cidades com maior influência global.

Buscar casas para comprar em Curitiba é ainda uma ótima escolha pois a cidade possui indicadores elevados de educação e exibe a menor taxa de analfabetismo e educação básica de melhor qualidade entre as capitais do Brasil.

Segundo dados do IBGE, a taxa de crescimento anual da região metropolitana da capital paranaense é de 3,02%, ou seja, 50% maior que a média anual de 1,53% dos demais centros urbanos brasileiros.

Para aqueles que procuram apartamentos para vender como forma de investimento, há ainda mais motivos para se fazer isso. A capital paranaense reúne fatores importantes como logística, mobilidade urbana, infraestrutura, conectividade, dentre outros que fazem do município uma região ideal.

Além disso, nos últimos anos o PIB da cidade cresceu mais de 37%! Outro motivo que vem fazendo com que mais e mais pessoas busquem apartamentos para vender em Curitiba é que a capital é considerada o segundo polo de inovação tecnológica do Brasil e coleciona títulos relacionados à melhor cidade brasileira para negócios.

Ou seja, se você quiser investir em imóveis e tiver a oportunidade de apostar em investimentos imobiliários na capital paranaense, não hesite em fazê-lo. O retorno, com certeza, será positivo.

Compartilhe o post nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *