Os 10 Melhores Livros dos 52 Lidos em 2016

Início de ano é época de fazer retrospectivas. Então antes começar 2017, resolvi fazer uma lista dos 10 melhores livros, dos quais achei mais interessantes em 2016.

Ao total foram 52 livros, fiz a meta no início do ano de ler um por semana. Teve semanas que tive que ler até 3 livros e outras que não consegui completar nenhum. O que me levou a conseguir bater a meta no último dia do ano – em 31 de dezembro de 2016 ainda faltava ler 1 livro.

Mas eu não tinha chegado até ali pra NÃO bater a meta de 1 ano inteiro, então fiquei uma boa parte do dia terminando.

Para ler com mais velocidade, é possível aprender técnicas e treinar a leitura. Podendo aumentar em até 3x a velocidade que você lê atualmente em pouco tempo.

Por que ler 52 livros por ano?

bill-gates-summer-books

Estabeleci essa meta por um motivo muito simples: no final do ano meu objetivo era ser uma pessoa o máximo possível melhor e com mais conhecimento do que no início do mesmo ano.

O hábito da leitura é o grande segredo de grandes mentes do mundo de hoje.

Vários já falaram publicamente ser exímios leitores e fãs de livros que os façam aprender algo.

O mega investidor Warren Buffett declarou que passa 80% do seu tempo lendo todos os dias – “Eu simplesmente sento em meu escritório e leio o dia inteiro”.

Assim como ele, o homem mais rico do mundo Bill Gates afirma ler em média 50 livros por ano.

Outro exemplo é o bilionário Elon Musk, dono da Tesla, Space X, PayPal e outras grandes empresas, quando perguntado qual o segredo do seu sucesso, ele simplesmente responde: “Eu leio muitos livros”.

Esses são só alguns exemplos. Um estudo mostra que de 1.200 pessoas bem sucedidas, todas tem o hábito de leitura em comum.

Como ler 52 livros por ano?

Algumas práticas me ajudaram a me manter motivado durante mais tempo e com foco no objetivo final, sem desistir no meio do caminho. Entre outras, algumas delas foram:

  • Entenda o por que de querer ler 52 livros por ano – saber o motivo da meta faz a motivação continuar por mais tempo.
  • Tenha uma lista com os próximos livros – não ficar na dúvida na hora de escolher gera mais vontade de se chegar ao próximo.
  • Sempre leve um livro consigo aonde for – qualquer tempo que antes seria inútil agora é usado para chegar mais perto do objetivo.
  • Se a parte do livro que estiver lendo estiver muito entediante, vire a página. Não fique forçando ler algo que não vá te gerar nenhum valor. A maioria dos livros tem de 1 a 3 grandes ideais que é o que o autor tem a intenção de expor. O restante normalmente é para encher páginas a pedido da editora.
  • Saiba o que perguntar ao livro antes de começar a ler: descubra antes de ler qual é a grande ideia que o autor que passar, para ficar mais fácil de localiza-la na hora da leitura.
  • Escreva a meta e visualize todos os dias – muitos estudos já comprovaram que quando visualizamos a meta temos mais chance de atingi-la. Faça um check list dos livros já lidos e das semanas já passadas para ver todos os dias a evolução da meta sendo atingida.
  • Jogue seu celular no oceano, ou deixe no modo avião. Ao invés de ficar no celular, leia um livro, como diz o Autin Kleon.
  • Treine. Treinar a leitura dinâmica pode te fazer ler até 3x mais rápido.

O Top 10 dos livros lidos em 2016

Não foi tão simples escolher e a ordem pode variar um pouco dependendo do momento, mas o que achei mais interessante do que foi lido foi o seguinte:

#10 – Usando Sua Mente – Richard Bandler

A capa já diz: as coisas que você não sabe que não sabe. O autor é simplesmente o criador da PNL (Programação Neuro-Linguística) e trata nesse livro de como programar o nosso cérebro para várias ocasiões, como cura de fobias, saber ouvir nossa voz interior e como atingir metas de forma mais eficaz. Muito bom para quem já tem uma noção de PNL.

usando sua mente

 

 

#09 – O Jeito Harvard de Ser Feliz- Shawn Achor

O livro escrito por um professor de Harvard durante muito anos que afirma basicamente que não é preciso ter sucesso para ser feliz, temos que antes sermos felizes para depois conseguirmos conquistar o sucesso.

o jeito harvard de ser feliz

 

 

#08 – Desperte o Milionário que Há em Você – Carlos Wizard Martins

Do criador da rede de inglês Wizard, vendida por mais de 1 bilhão de reais e atual dono da rede de comidas saudáveis Mundo Verde, o autor conta um pouco da história dele de como subiu da vida simples até se tornar um bilionário. Quebra crenças limitadoras e dá os passos para o sucesso na conquista de dinheiro e dicas de empreendedorismo.

desperte o milionario que ha em voce

 

 

#07 – O Mito do Empreendedor – Michael E. Gerber 

Livro excelente para quem assim como eu dirige uma empresa. O autor dá detalhes de como uma empresa deve funcionar – como uma engrenagem que anda sozinha. Diz para pensarmos na empresa como um produto a ser aperfeiçoado, não como uma empresa em si. E ensina como o empreendedor deve trabalhar NA empresa, não PARA a empresa.

o mito do empreendedor

 

 

#06 – Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes – Stephen R. Couvey

O autor fala de práticas que pessoas que tem excelência em tudo que fazem normalmente utilizam. É um bom alerta na nossa forma de pensar.

os-7-habitos-das-pessoas-altamente-eficazes-stephen-couvey

 

 

#05 – Os Segredos da Mente Milionária – T. Harv Eker

Excelente para mudar o mindset sobre dinheiro e sobre como as pessoas bem sucedidas pensam. Na primeira parte ele quebra uma série de mitos sobre ter dinheiro e na segunda fala sobre a mentalidade de pessoas de sucesso.

os segredos da mente milionaria

 

 

#04 – O Poder do Agora – Eckhart Tolle

Pra mim existe vida pré leitura do Poder do Agora e vida pós leitura. É absurdo o conhecimento que se tem após a leitura desse livro por um leigo. Cada pessoa que lê tem um entendimento um pouco diferente, mas o que mais me chamou atenção foi em focar no Agora, sem gastar energia com nosso cérebro pensando inutilmente no passado e no futuro. Além de nos ensinar a observar as nossas vozes internas e controlar da forma positiva para que nossa vida se direcione para o lugar certo. Livro sensacional.

o poder do agora

 

 

#03 – Trabalhe 4 Horas Por Semana – Tim Ferriss

Já sou fã do Tim Ferris e do blog dele há tempo, e dos seus outros livros também. Nesse ele dá vários insights de como podemos automatizar praticamente tudo na vida e aproveitar o máximo possível dela com coisas úteis.

trabalhe 4 horas por semana

 

 

#02 – As 48 Leis do Poder – Robert Greene

Um tapa na cara. Tem gente que não gosta pelo fato do autor ser um pouco agressivo, mas a verdade é que se tem que reconhecer que fazemos muita coisa que nos prejudica e passamos a mão em nossa própria cabeça para nos consolarmos. Robert Greene não poupa palavras e não dá indiretas, outro livro excelente.

as-48-leis-do-poder-robert-greene

 

 

#01 – Desperte Seu Gigante Interior – Anthony Robbins

Pra mim um dos maiores nome do desenvolvimento pessoal atual, Tony Robbins quebra crenças, convicções e muda nossa mente pra direcionar nossa vida pra onde ela deve ir, sempre evoluindo de forma positiva. Como já vi ele falando em alguma entrevista dele, ele não ajuda as pessoas a arrumar os problemas delas, ele ajuda a achar a CAUSA do problema das pessoas e terminar com ela.

desperte-seu-gigante-interior-anthony-robbins

 

É difícil deixar alguns livros de fora que foram sensacionais também, mas recomendo além desses, sem ordem de preferência:

Roube Como Um Artista – Autin Kleon

 

4 Horas Para o Corpo – Tim Ferriss 

 

Quem Pensa Enriquece – Napoleon Hill 

 

O Poder da Coragem – Jober Chaves

 

Sonho Grande – Cristiane Correa

 

O Poder do Hábito – Charles Duhigg

 

Contágio: Por que as Coisas Pegam – Jonah Berger

 

Esses livros já são um bom começo pra quem quer criar o hábito da leitura e começar a se desenvolver. Realmente mudam a nossa forma de pensar e de enxergar o mundo.

E você, quais os melhores livros que leu esse ano e que recomenda a todos?

 

.

Inspirando Sucesso no INSTAGRAM e no FACEBOOK, por Felipe Mandelli.

.
Receba nossos e-mails e nunca pare de evoluir.









4qewsd

6 comentários




  1. Já comecei a ler e os livros são muito foda, como eu pretendo ser um contador e investidor de sucesso, to buscando o máximo nos livros, apesar do meu limites de TDAH, mais graça os livros isso ta mudando.

    Responder

    1. Todo o conhecimento que as maiores mentes da história deixaram pra nós estão nos livros! Que bom que curtiu!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *