O Que os Maiores Empreendedores Não Contam a Ninguém

Existe muita semelhança na dinâmica de todos os empreendedores, sejam os que resultam em negócios bem sucedidos, ou aqueles que por algumas questões não dão certo. Mas os maiores empreendedores tem os seus segredos.

Os erros e acertos geralmente são os mesmos, por isso, empresários de sucesso acreditam que existe uma fórmula para se fazer fortuna.

Uma das estratégias mais tradicionais do empreendedorismo é justamente analisar empreendimentos e empresários mais experientes antes de começar seu negócio.

Aprender com os erros dos outros e usar informações para criar estratégias que possam melhorar o negócio e evitar que algumas falhas é um meio de validar ideias e não correr tantos riscos.

Hoje, as informações são amplamente difundidas, e você encontra praticamente tudo na internet, então ficou tudo mais fácil.

Criar um plano de negócios, criar estratégias que aumentam a produtividade, coletar informações etc. Tudo pode ser feito de maneira mais rápida e eficaz hoje em dia.

Mas será que existem ainda segredos para o sucesso? O que os grandes empreendedores não contam a ninguém?

1. Quanto maior o seu negócio, mais trabalho se tem

Há uma visão convencional e histórica de que o patrão trabalha menos. E quanto maiores forem os seus negócios e maiores seus lucros, menos você terá que trabalhar.

Isso não procede, pois uma empresa pequena pode dar mais trabalho do que uma de grande porte, tudo vai depender do tipo de empreendimento. E aquele dito antigo que diz que o olho do dono é que engorda os bois, é a coisa mais certa.

Se qualquer pessoa deseja se tornar um empreendedor de sucesso, precisa acompanhar de perto tudo o que acontece.

Essa não é só uma visão equivocada, mas totalmente errada. O que os grandes empreendedores não contam a ninguém, é que quanto mais se cresce, mais se trabalha.

Quem vive apenas de rendimentos, são investidores e não empreendedores.

Os verdadeiros empreendedores são amantes de seus negócios, e sempre acompanham tudo o que acontece muito de perto.

Muitos deles não revelam aos outros o número de vezes que são forçados a negligenciar sua família e amigos em função da forte dedicação as suas atividades.

Em contra partida, encontram sucesso e podem auxiliar muitas pessoas. Não apenas seus próprios familiares, mas todas as famílias de seus colaboradores, gerando trabalho e renda.

2. A maioria deles encontrou um mentor

Quando um negócio é promissor e atinge bons resultados, os empresários não querem dividir os “louros” de suas vitórias.

Mas a verdade é que a esmagadora maioria não inventa novas técnicas, produtos e serviços, e sim são inspirados por outros, e aprimoram, adéquam e personalizam seus negócios a seu modo, e francamente, o que há de errado nisso?

Mc Donald’s ou Burguer King? Alguns responderão o primeiro, outros o segundo, o fato é que o consumidor tem mais opções, e ambas as empresas são muito bem sucedidas, independente de fazerem a mesma coisa.

Um dos meu mentores, que recomendo a qualquer um conhecer e seguir é o Tony Robbins.

mentor

3. Muita concorrência = Muito mercado

A maioria dos empresários e empreendedores novatos se assustam com a concorrência, chegando inclusive a repensar seus negócios. O que os grandes empreendedores não contam aos outros, é que quanto maior a concorrência, maior é o indicio de que há mercado a ser explorado.

A revista Exame publicou os 4 motivos que mais fazem os empreendedores desistirem dos seus negócios.

A caso você já viu alguém disputando um território não produtivo?

Quantas padarias existem em seu bairro? Quantas farmácias? Postos de gasolina, etc. muitas vezes um ao lado da outro? Isso é estratégia, se há concorrência, é por que existem muitos clientes a serem conquistados.

4. Quer ir rápido, vá sozinho. Quer ir longe, vá acompanhado

São raros os casos de algum empreendedor de sucesso que iniciou seu negócio do zero, sem nenhuma orientação e venceu para contar sua história.

Aquele que aprende com os próprios erros, logicamente precisa errar bastante.

Já o empresário bem sucedido, busca informações, pesquisa, estuda e aprende com experiências semelhantes as suas, ou seja, com os erros de terceiros.

Chegando ao sucesso muito mais rápido.

ideias

5. Eles já pensaram em desistir (muitas vezes)

Raramente é encontrado um empresário que não tenha passado por problemas, dificuldades ou momentos em que se questionou se sua empreitada realmente valia à pena.

O grande segredo para o sucesso, sem dúvida é a resiliência e perseverança.

Vence aquele que agüentar a turbulência e permanecer firme em seu propósito.

6. Economizar às vezes importa mais que ganhar

É, acredite empresários não saem por aí gastando sem limites. O que os grandes empreendedores não contam aos outros é que têm que conter ao máximo seus gastos, muitas vezes, limitando-se ao necessário.

Não significa que deva haver privações para sempre, mas em alguns momentos elas serão necessárias.

Então não se engane achando que os empresários gastam a vontade sem controle ou limites.

É preciso entender que uma empresa bem sucedida demanda de organização e controle.

7. Eles são eternos aprendizes

Para ser bem sucedido em qualquer área profissional é preciso estar em estado constante de aprendizado.

O mercado é dinâmico, e as informações chegam à grande velocidade aos clientes, o que demanda uma necessidade de estar em constante atualização.

É preciso acompanhar as ações da concorrência, e todas as movimentações do mercado, estar a par de novas técnicas e da evolução de seus próprios produtos e serviços.

E o principal ponto, que os grandes empreendedores não contam a ninguém é que apesar de necessário, não é fácil manter-se motivado.

São tantas variáveis, os atropelos, as táticas que às vezes não funcionam, problemas com clientes inadimplentes, falta de apoio familiar, necessidade de táticas para economizar, enfim, são muitas as dificuldades que os empreendedores encontram, e o grande segredo é a persistência.

Se você decidiu empreender, saiba que é um caminho árduo e de muito esforço, e que os resultados algumas vezes não são imediatos, mas aquele que permanece em seu propósito, que enfrenta os obstáculos e que está em aprendizado constante, é o que vai realmente prosperar.

O fato de estar lendo esse artigo demonstra que você tem o perfil de um campeão, uma vez que está buscando informações para isso, então, tenha foco, organize-se, acredite, resista e vença.

 

 

Inspirando Sucesso no INSTAGRAM e no FACEBOOK, por Felipe Mandelli.

.
Receba nossos e-mails e nunca pare de evoluir.









 

One Comment

  1. Pingback: Mindset Empreendedor - Como Pensar Como as Pessoas Bem Sucedidas • Inspirando Sucesso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *