Trabalhe 4 Horas Por Semana – Segredos da Produtividade

A produtividade é um assunto que tem me despertado muito interesse nos últimos tempos. Desde que li Trabalhe 4 Horas por Semana do Tim Ferris, fiquei cada vez mais aficionado por automatizar e otimizar tudo que posso ou que não quero fazer na minha vida.

Você tem sonhado com a possibilidade de trocar sua jornada exaustiva de trabalho por algo mais significativo e que te permita ter mais tempo?

Vivemos em uma sociedade em que somente o trabalho árduo de 8-12 horas por dia é visto com bons olhos e essas pessoas são consideradas mais úteis e esforçadas.

Quem quer ter mais tempo e partir para um trabalho de meio período estará “fora dos padrões” da sociedade atual.

No livro “Trabalhe 4 horas por semana”, ele conta sua experiência de vida, de como passou de jornadas de trabalho diárias de 12 horas por dia, a jornadas de trabalho de 4 horas por semana, e assim pode realizar diversos sonhos como ser apresentador de TV na China e Tailândia e recordista mundial de tango no Guiness.

Ele diz no livro que não era um dos melhores alunos da escola e que não nasceu milionário, e que nunca gostou de trabalhar para os outros e sempre quis ter uma jornada de trabalho que permitisse ter tempo para curtir a vida, mostrando que todas as pessoas podem almejar por um trabalho que não consuma seu tempo.

Se, é isso que você também deseja, ler o livro Trabalhe 4 horas por semana, vai ser muito útil para definir as estratégias.

Principais ideias de Trabalhe 4 Horas por Semana

Não espere pela aposentadoria

Algumas pessoas têm como objetivo de vida trabalhar muito durante a juventude para desfrutarem da aposentadoria anos mais tarde, e o autor explica que este não deve ser o objetivo de vida de ninguém, pois você estará esperando por longos anos por um dinheiro que pode não ser suficiente para manter um padrão de vida, dentre outros motivos.

Ao invés disso, ele fala a respeito da distribuição de “miniaposentadorias” ao longo da vida, como ele próprio, que para cada dois meses de trabalho, planeja um mês de passeio em algum lugar.

Escolha a incerteza

Outro ponto que ele enfoca é que as pessoas são vencidas pelo medo e não fazem aquelas coisas que tem vontade, e, nas palavras deles, acabam escolhendo “infelicidade a incerteza”.

Tim Ferriss  escolheu a incerteza quando resolveu tirar um ano sabático na Europa e não se arrepende, pelo contrário, os negócios, nos quais se sentia aprisionado, agora prosperavam mais sem ele estar presente, e o ano sabático se transformou em 15 meses de um quase conto de fadas.

O que me empolga fazer?

Ao falar sobre os objetivos, uma das perguntas que ele recomenda que toda pessoa faça a si mesma, ao invés de “Quais são meus objetivos?” ou “O que eu quero?”, é “O que me empolga fazer?”.

Ele conta que ao iniciar sua empresa em 2001, seu objetivo era ganhar 1000 dólares por dia, mas o problema é que a meta não foi especifica o suficiente, pois não definia quais as atividades alternativas para substituir a carga de trabalho, e assim ele começou a se sentir aprisionado ao trabalho, apesar de estar ganhando o dinheiro que almejava.

Ele recomenda que comecemos a pensar de forma diferente em relação aos nossos objetivos, e ao invés de ter como objetivo “trabalhar por conta própria e não ter um chefe pra controlar nossa rotina” poderíamos pensar da seguinte forma “quero ter outras pessoas trabalhando pra mim enquanto economizo tempo para fazer  o que gosto”.

Elimine atividades desnecessárias

Gastamos muito tempo no escritório fazendo coisas que não precisaríamos, parece que o que é realmente valorizado no mundo corporativo é aparentar estar fazendo coisas importantes o tempo todo, mas aparência não leva ninguém a lugar algum.

O autor propõe que tanto empregados quanto empresários devem aumentar sua produtividade em 100 a 500% para poder desfrutar de alguns benefícios.

Objetivos para quem é empregado

Os empregados, ao aumentarem sua produtividade, poderão ter poder de barganha com o chefe visando dois objetivos:

  • Conseguir um aumento;
  • Conseguir um acordo para trabalhar remotamente.

Objetivos para quem é empreendedor

Já os objetivos de um empreendedor devem ser:

  • Aumentar as receitas;
  • Diminuir a carga de trabalho.

Lei de Pareto

De acordo com a Lei de Pareto, são necessários 20% de esforço para produzir 80% dos resultados, e é possível aplicar essa proporção a várias áreas de nossas vidas.

Uma das coisas que ele descobre aplicando esta proporção é que 5% dos clientes de sua empresa geravam 95% da receita, e então passou a parar de contatar 95% dos clientes, passando a economizar um tempo precioso para fazer outras coisas.

E você já pensou em como poderá aproveitar melhor seu tempo? Veja algumas dicas que estão no livro:

Informação em excesso às vezes atrapalha 

Atualmente estamos constantemente sendo “bombardeados” com informações, a maioria delas inúteis, o que ele propõe no livro é fazer um jejum de mídia por uma semana, concentrando-se primordialmente no trabalho das 9 as 5 e deixando o tempo livre para conversar com seus familiares.

Perguntar a si mesmo se a informação que está lendo realmente fará alguma diferença na sua vida é muito importante para aumentar a produtividade, pois você começará a desenvolver um “filtro” para a perda de tempo.

Tenha horário para responder os e-mails

Verificar os e-mails duas vezes por dia é suficiente, uma vez ao meio-dia e outra às 4 da tarde, pois são os horários mais prováveis para ter obtido uma resposta.

Interrupções desnecessárias

Para aumentar a produtividade a regra deve ser se dedicar integralmente a tarefa que está desenvolvendo recusando interrupções desnecessárias, como, por exemplo, desligar o celular e parar de ficar constantemente olhando sites da internet ao invés de focar no trabalho.

Terceirize suas atividades

Terceirizar seus negócios pode ser bem interessante, principalmente na era digital, em que podemos ganhar em dólares e pagar empregados virtuais através das moedas de seus países, possivelmente mais desvalorizadas.

  • Assistentes virtuais estão por todo lado na Internet atualmente, e podem ser uma “mão na roda” pra quem deseja automatizar seus negócios e ter mais tempo livre.

A regra é analisar sua rotina e automatizar tudo o que for possível,de preferência utilizando a mão de obra de países do oriente como a Índia, em que o fuso horário também auxilia a ter tudo pronto pela manhã.

Por fim você terá a liberdade de utilizar seu tempo e dinheiro da maneira que bem entender, sem precisar esperar pela aposentadoria para fazer isto, só deve tomar cuidado para quando tiver a liberdade de viajar e aproveitar suas miniaposentarias, não se empolgar e acabar gastando mais dinheiro do que o planejado.

O que você acha de começar já esta reestruturação de pensamento sobre a quantidade de trabalho?

 

Inspirando Sucesso no INSTAGRAM e no FACEBOOK, por Felipe Mandelli.

.
Receba nossos e-mails e nunca pare de evoluir.









 

One Comment

  1. Pingback: O Que os Maiores Empreendedores Não Contam a Ninguém • Inspirando Sucesso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *