Como Ser um Empreendedor Produtivo

O Brasil é considerado um dos países com maior número empreendedores do mundo. Um empreendedor produtivo pode ser mais eficaz que um com mais conhecimento.

Entretanto, temos o alarmante número de mais de 70% de empresas que encerram seus negócios, antes mesmo do terceiro ano.

Isso se dá principalmente pela falta de capital.

Ou seja, é nítida a audácia e criatividade dos brasileiros, contudo, os empreendimentos são pouco planejados.

O que fazer então, para ser um empreendedor produtivo?

Planejar antes de começar

É imprescindível para um empreendedor de sucesso, a elaboração de um plano de negócios. Você precisa conhecer seu empreendimento a fundo.

Conheça seu público alvo, estude as melhores maneiras de abordagem, empenhe-se em tornar seu produto ou serviço visível.

É preciso também, um bom planejamento financeiro. Não há nada que atrapalhe mais a produção, do que preocupações financeiras.

Para isso, antes de iniciar seu empreendimento, procure ter alguma reserva financeira.

A pressão por vendas deve ter como principal objetivo o crescimento e evolução de seus negócios, e não só o “vencimento de suas contas”, assim, você será impulsionado por pura motivação e não apenas pelo desespero das obrigações. 

E outra dica, mantenha suas metas seguras somente consigo.

Controle tudo. O que não é controlado não pode ser medido

Crie relatórios. Mesmo os mais simples, são muito úteis. É importante ter controle sobre todas as suas atividades e os relatórios são excelentes para isso.

Os relatórios, além de manter tudo organizado também oferece informações que podem ajudar muito na hora de encontrar possíveis falhas que estão colocando o negócio em risco e também ajudam a encontrar soluções para os mesmos.

Administre seu bem mais importante: o tempo

empreendedor produtivo

Um empreendedor produtivo, não deve cair no conto de que empreendedores fazem seus horários e trabalham quando querem.

Sim, você pode fazer seu cronograma de trabalho, mas é preciso que haja disciplina no cumprimento de suas atividades, e inicialmente você pode vir a trabalhar por um período ainda mais longo que um expediente como colaborador de alguma empresa.

Uma dica importante de como ser um empreendedor produtivo é estabelecer seus próprios horários, metas e prazos.

Se você trabalha em casa, no chamado “Home Office”, procure ter um espaço dedicado apenas as suas atividades. Vista-se como se fosse sair de casa para trabalhar, e não permita interrupções.

Um dos grandes erros que os empreendedores digitais cometem é acreditar que podem trabalhar quando quiserem, sem a necessidade de manter uma agenda.

Esse tipo de ação é responsável pelo insucesso na carreira, pois faz com que os níveis de produtividade caiam e a empresa deixe de obter os lucros esperados.

Evite as distrações, a preguiça e a desorganização.

Suas redes sociais e sistemas de mensagem, durante o período de trabalho, devem servir exclusivamente para interesses da empresa.

O uso particular deve ser terminantemente proibido, e não se esqueça você é seu próprio chefe, sendo assim, se julgar necessário, você deve brigar consigo mesmo, mas nada de redes sociais durante o período de trabalho, se quiser realmente ser um empreendedor de sucesso.

Se quer ir mais longe, vá acompanhado

Um empreendedor produtivo não precisa trabalhar sozinho. Existe uma série de parcerias possíveis, onde você pode divulgar seus produtos ou serviços sem altos custos.

No web negócio, além de agregadores (sites com a finalidade de divulgação), existe a possibilidade de troca de banners (propagandas em outros sites), marketing de afiliados, etc.

A dica é procurar parcerias, mas tomar cuidado para manter suas ideias em segredo, afinal, aquela máxima de que o segredo é a alma do negócio, pode até ser clichê, mas é a mais pura verdade!

Nunca pare de prospectar

empreendedor produtivo prospecção

Seu possível cliente (prospect) pode não estar preparado ainda para comprar.

A internet é um campo aberto para ofertas, então o segredo é não ser invasivo.

É possível atrair seu cliente através da criação de conteúdo, despertando nele o interesse em seus produtos e serviços.

Criar conteúdo significa buscar assuntos que sejam do interesse de seu público alvo e utilizá-los para atraí-los.

Assim é possível:

  • Despertá-lo para uma necessidade já existente.
  • Criar nele uma necessidade que ainda não existia.
  • Passar um alerta de que essa necessidade é imediata.

Crie uma oferta irresistível

Além de criar em seu possível cliente a necessidade em ter seu produto ou serviço, é preciso que também desperte nele a urgência, ou seja, ele além de pensar “eu preciso disso”, precisa pensar “preciso agora”.

Para isso crie boas ofertas, como descontos relâmpagos, bônus e prêmios.

Faça do seu cliente seu vendedor

Na internet, o testemunho da compra é fundamental. Digamos que estamos vivendo um novo estágio do chamado “boca a boca”. Hoje em dia é comum, mesmo aos que vão efetuar compras em lojas físicas, pesquisarem sobre elas na web.

Isso quer dizer que quanto maiores forem às experiências positivas de seus clientes, maior sua credibilidade na internet, logo atrai-se mais clientes.

Tenha tempo para si próprio

casa empreendedor produtivo

Você pode associar o sucesso à dedicação em tempo integral, e está parcialmente correto.

É necessária sim a dedicação integral, mas guarde seu tempo, pois ter uma vida social ativa e ter tempo para a família é essencial para qualquer pessoa, inclusive para os empreendedores.

É preciso que você tenha um espaço de tempo para a chamada “carregada de baterias”. Nossa mente também se cansa e chega um determinado momento que não conseguimos mais organizar as ideias. Nessa hora é preciso desligar um pouco e descansar.

Para ser um empreendedor produtivo seu corpo e mente, precisam de descanso, por isso é essencial que haja um tempo para que você possa relaxar e não negligenciar sua família e outros aspectos de sua vida.

Mente positiva, empreendedor produtivo

Talvez essa seja a orientação mais importante sobre Como ser um empreendedor produtivo, manter seu pensamento sempre positivo e mantendo o pessimismo bem longe.

Empreendedores devem ser arrojados, corajosos, criativos, mas, sobretudo, devem ser perseverantes. Não fique perto, nem peça opinião de pessoas negativas, elas podem te colocar para baixo também.

Histórias não são escritas em frases, mas em capítulos, sendo assim, salvo raras exceções, o sucesso demanda de certo tempo, trabalho e dedicação.

Os 4 pilares da produtividade

Esse vídeo é essencial para quem quer ter um mapa mental sobre produtividade na cabeça. Eu já vi algumas vezes e continuo mantendo o hábito de ver.

O palestrante chama-se Gerônimo, um ex advogado da união que largou um salário de R$ 14.000,00 mensais para empreender e virou um coach de sucesso.

Sendo assim, o segredo para se tornar um empreendedor produtivo, e obter sucesso, é planejar, manter o foco, pensar positivo e não desistir nas primeiras dificuldades.

Inspirando Sucesso no INSTAGRAM e no FACEBOOK, por Felipe Mandelli.

.
Receba nossos e-mails e nunca pare de evoluir.









One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *